Faça sua doação e mantenha os projetos socioambientais


Manaus, 24-07-2018
Projeto realiza atividades em comemoração aos 28 anos do ECA

O aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é comemorado oficialmente no dia 13 de julho. No entanto, atividades em celebração ao estatuto são realizadas durante todo o mês de julho.
Na Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) não é diferente. Crianças e adolescentes do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade, realizado pela OELA, com patrocínio da Petrobras, participaram de oficinas e jogos educativos sobre o ECA, realizados pela equipe psicossocial e pela educadora ambiental.

Todas as turmas das três modalidades do projeto tiveram a oportunidade de conhecer o estatuto, aprendendo sobre os direitos e deveres estabelecidos pela Lei nº: 8.069/1990.
A assistente social do projeto, Alcilene Araújo, comenta a importância da legislação. "O ECA é de extrema importância para as crianças e adolescentes, é a garantia de direitos perante a sociedade. A OELA trabalha para garantir esses direitos baseados no ECA, garantindo o direito à educação e ao esporte (através de projetos propostos pela instituição)".

A psicóloga Maura Pantoja avaliou como positivos os resultados das ações realizadas. "Eles não sabiam que, além dos direitos, eles também tinham os deveres. Então foi de extrema importância nós estarmos respondendo essas dúvidas a eles. Creio que um dos pontos positivos foi que eles conseguiram assimilar, tanto nas nossas falas, como nos vídeos que passamos e nos jogos que a gente usou".

Já a educadora ambiental, Danielly da Mata, destacou que um dos deveres estabelecidos pelo ECA é a preservação de espaços públicos e meio ambiente. "É de suma importância que nós como educadores, sensibilizarmos essas crianças e adolescentes a respeitar as pessoas, os animais e plantas, com o mesmo respeito que desejamos para nós mesmos, porque se agredimos a natureza com nossos maus hábitos estamos nos prejudicando também".

Praticante do taekwondo, Adriely Amazonas, 12, conta que gostou de aprender sobre direitos e deveres. "Achei legal, aprendi que a gente não deve maltratar o meio ambiente, a gente não deve jogar lixo no rio, porque os animais podem comer pensando que é comida".

Lucinete Pinheiro, 44, mãe de Stefany, 10, também acompanhou as atividades e gostou do que aprendeu. "Gostei muito, porque ensina, educa as crianças. Foi muito importante, até mesmo para mim, porque eu não sabia que, de 12 até 18 anos [incompletos] era considerado adolescente. Então eu mesma aprendi isso aqui. Eu tenho uma adolescente de 17 e gostei muito daqui, porque explicou tudo direitinho". As atividades marcaram a comemoração de 28 anos do ECA.




Mais Informativos


Manaus, 30-11-2018
Projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade é realizado pela OELA com o patrocínio da Petrobras


Manaus, 31-10-2018
A revista traz as ações desenvolvidas no projeto e mostra como aconteceu em seis meses de atividades.





Apoio


Rua 22, Quadra O, Nº. 8. Conj. São Cristóvão
Bairro: Zumbi II - Manaus | Amazonas | Brasil
CEP: 69084-580


(92) 3017-6761 / 3638-2667

Patrocínio