Faça sua doação e mantenha os projetos socioambientais


Manaus, 08-03-2019
Projeto social entra no clima do carnaval para chamar atenção às questões ambientais

As crianças e adolescentes são consideradas o futuro da nação, por isso é tão importante orientá-las desde a infância sobre a conservação da fauna e flora para a garantia da vida. O projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade (EES) busca contribuir, a partir de atividades lúdicas e oficinas criativas do Programa de Educação Ambiental, com a sensibilização desses indivíduos sobre o meio ambiente.

Atuando na Zona Leste de Manaus, o projeto realizado pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) com o patrocínio da Petrobras, vem trabalhando há 10 meses com crianças e adolescentes do bairro Mauazinho e entorno os princípios da utilização racional e sustentável dos recursos naturais da região.

A OELA sempre insere em seus projetos a necessidade desse olhar sustentável para o meio ambiente, a instituição foi a primeira escola a conquistar o selo Forest Stewardship Council (FSC), sistema de certificação florestal e produzir instrumentos musicais com madeiras amazônicas provenientes do manejo florestal, diante disso, aproveitará o clima carnavalesco para alertar a população de Manaus para as causas ambientais através da Caminhada de Sensibilização Ambiental a ser realizada na sexta-feira, 22/02, às 07:00.

“A caminhada objetiva fazer as pessoas se sensibilizarem com as temáticas que serão apresentadas através de fantasias confeccionadas pelas crianças com materiais que provavelmente iriam para o lixo. Queremos que o olhar da comunidade seja para o cuidar, minimizando o consumismo” comenta a educadora ambiental Danielly da Mata.

A concentração da caminhada será em frente à Escola Municipal Nova Vida, localizada na Rua Jerusalém, bairro Mauazinho, onde seguirão até a frete da Unidade Básica de Saúde, na Avenida Árica. A ação contará com a participação da comunidade e de alunos da rede pública municipal; da Escola de Samba Império do Mauá, além dos participantes do projeto EES desenvolvido na comunidade, envolvendo cerca de 200 pessoas.

Com fantasias ecológicas e divididos em alas, o público fará abordagens criativas sobre a Criação do Mundo, evidenciando a fauna; o Consumismo, destacando a importância do descarte correto; Poluição Ambiental, como alerta a degradação do ar e dos rios; Preservação, para ressaltar às espécies em extinção; além de salientar a Alimentação Saudável; Carta Futuro e a Esperança.

“Estamos vivendo um desequilíbrio ecológico, o bairro Mauazinho tem recursos naturais que precisam ser conservados, por isso que queremos alertar a população para o olhar mais consciente e sustentável no nosso dia a dia, para garantirmos a manutenção do meio ambiente a partir de pequenas mudanças de atitudes de cada um de nós” destaca a coordenadora do projeto EES, Katiussia Souza.

Sobre o Projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade:

O projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade é desenvolvido pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e leva em consideração a garantia de direitos das crianças, adolescentes ao esporte e lazer.

O projeto é desenvolvido na Vila da Felicidade, Rua São Sebastião, S/N, e também atende participantes dos bairros adjacentes, das áreas Parque Mauá, Jardim Mauá, bem como Mauazinho I e II.

O projeto busca contribuir com o desenvolvimento físico e intelectual dos participantes por meio do esporte educacional. Para isso busca atender 320 crianças, adolescentes em vulnerabilidade social oferecendo a prática gratuita das modalidades esportivas: remo, taekwondo e esportes coletivos, em Manaus, no contra turno a escola regular - horário matutino de segunda a quinta-feira.

Agregado ao esporte educacional, o projeto também desenvolve o programa de educação ambiental para conscientizar os participantes através de oficinas lúdicas e criativas, mobilizações da comunidade, entre outras ações que tem como foco a sustentabilidade, atrelado ao programa socioeducativo e psicossocial com o participante direto do projeto.



Mais photonotes


Manaus, 21-03-2019
Essa é uma oportunidade para qualificação profissional gratuita.


Manaus, 21-03-2019
Objetivo é formar os primeiros grupos de multiplicadores especialistas em filtros.





Apoio


Rua 22, Quadra O, Nº. 8. Conj. São Cristóvão
Bairro: Zumbi II - Manaus | Amazonas | Brasil
CEP: 69084-580


(92) 3017-6761 / 3638-2667

Patrocínio