Projeto da OELA Esporte educacional e sustentabilidade encerrou nesta sexta, (13), em Manaus.

mar. 13, 2020

Nesta sexta-feria, (13), aconteceu na Escola municipal Nova vida, no bairro Mauazinho, o evento de encerramento do Projeto da OELA Esporte educacional e sustentabilidade com patrocínio da Petrobras.

O momento foi especial para a comunidade e para os profissionais envolvidos diretamente com o projeto, além de alunos, professores, crianças e adolescentes, que puderam acompanhar os resultados relativo aos dois anos de execução das atividades, como, esportes coletivos, remo, taekwondo, educação básica e ações do psicossocial.


Foi uma manhã de emoções, onde as crianças e adolescentes participantes do projeto puderam apresentar para os pais e presentes, as atividades de jogos queimada, demonstração de luta através do taekwondo, dança e atividades lúdicas com atividade física, além de sorteios e lanche.


Erimara, moradora da comunidade, e mãe do adolescente João Messias de 12 anos, falou da importância das ações do projeto para a vida do filho, que é autista e participou da modalidade Taekwondo “O professor acolheu ele no modo inclusão, e tem um ano que ele quis participar e eu achei interessante pra ele interagir com os outros coleguinhas, e foi uma surpresa pra mim porque ele gostou muito de participar”. Destaca Erimara.


O Projeto esporte educacional e sustentabilidade foi fundamental na questão do comportamento, tanto na escola como em casa, afirma ainda Erimara. “A concentração em casa melhorou bastante e o controle das crises que diminuiu também”. Afirma.


Os números do projeto

Patrocinado pela Petrobras desde 2018, o Projeto Esporte educacional e sustentabilidade fez 415 atendimentos diretos e 2.781 indiretos, trazendo benefícios para a comunidade do Mauazinho, vila da felicidade, Jardim Mauá e Parque Mauá. Por conta das atividades realizadas foi perceptível a mudança de comportamento das crianças sobre sociedade, meio ambiente, estudos e convívio em família.


Na ocasião foram distribuídos folders com as informações das ações realizadas, bem como foram expostos banners com os resultado e atividades.


E já está disponível uma edição impressa e digital da Revista do Projeto Educacional esporte e sustentabilidade, onde o leitor vai poder acompanhar, linha do tempo, atividades realizadas com bastante fotos e dados de todas as ações, para baixar a edição digital acesse o LINK


Uma comunidade em transformação

Derilson Santos, Presidente da comunidade do bairro Mauazinho viu o projeto Esporte educacional e sustentabilidade como uma forma de amenizar os problemas sociais que as famílias vivem na região. “O projeto da Oela entrou nesta questão da ociosidade, a criança saía da escola e iam participar das ações, e foram centenas de crianças”. Destaca


O comunitário ainda lembrou que o grande problema do bairro e adjacências é a ociosidade que pode levar a alguns problemas sociais. “Fora do período escolar nós temos a questão de ociosidade, que a gente esta em uma comunidade que as pessoas vivem uma linha muito tênue que qualquer outra ação pode levar para um desvio de caráter principalmente para o cidadão infantil” Ressalta.


O Projeto Esporte Educacional e sustentabilidade trouxe para o bairro a esperança de futuro para crianças e adolescentes e suas famílias, pois despertou nos jovens uma possibilidade de vida melhor através do esporte e educação.


Júlio Cezar, Presidente da comunidade da Vila da Felicidade ressalta a importância de projetos sociais dentro do bairro. “Na verdade foi um sonho que a comunidade tinha, agora a gente só tem a agradecer a Petrobras, porque foi uma transformação, teve um antes durante e depois, nossa comunidade era muito carente de lazer para os jovens e crianças, tirando aquelas crianças que estavam em risco das mazelas dentro da comunidade e teve um despertar para o esporte”. Destaca.


Katiussia Souza, coordenadora do projeto finalizou agradecendo ao patrocinador Petrobras, e ainda a todos os colabores da OELA, parceiros, familiares, crianças e adolescentes, comunitários lembrando sempre da semente que o projeto deixa para todos. “Queremos ter a notícia de vocês entrando na faculdade, conseguindo um emprego, caminhando em busca de um futuro melhor”. Finalizou.

Quem Somos

21 ANOS DE OELA BRASIL


Por gabriela 21 mai., 2024
EDITAL DE SELEÇÃO Nº 003/2024 PROJETO: Qualificando para Empreender
Por giordanoguastala 23 nov., 2023
EDITAL DE SELEÇÃO Nº 004/2023 PROJETO: Jogue Como Uma Garota
Por Equipe OELA 25 out., 2023
OELA realiza Blitz Educativa sobre os riscos da venda de álcool, cigarro e outras drogas.
Mais postagens
Share by: